O circo está armado! Antes uma breve síntese dos fatos:
E agora?
Temos de um lado os coronéis Barbonos, que outrora eram contra a manifestação de seus subordinados e que agora agitam a bandeira em prol da Corporação. De um outro lado observamos o Major Wanderby, junto de seu irmão Capitão Wanderson e outros oficiais dos 40 da Evaristo, que apesar de traído anteriormente parece aceitar a ajuda e o "impulso" de seus algozes, na busca das melhorias da Corporação. Alguns oficiais torcem o nariz... Teoria da Conspiração? Manobra Política? Dane-se estamos tentando melhorar nossa instituição! Será? Seria eu um palhaço? Caso seja, pagarei pra ver, e serei um palhaço muito feliz se ganhar bem e ter melhor infra-estrutura, tudo certu... Mas a chibata...
Pois é senhoras e senhores a Chibata parece que vai cantar...
Ameaças estão sendo feitas, o Comando vai cair? Talvez... E ae? Teremos cara de irmos no Palacio peitar a arbitrariedade do governo e exigirmos escolhermos o nosso próprio COMANDANTE GERAL??? Será que iremos alcançar o fim dessa ingerência política em nossa instituição, bem como o investimento que proporcione mudanças?
Enfim, e quais consequencias se dariam com uma possível Operação Tolerância Zero? E fato que não haveria Carnaval, ou não?
E o que o governador faria? Se eu fosse governador o que eu faria? Uma dúvida vem a minha cabeça desde que entrei para a corporação, que é a seguinte: Já que somos uma instituição secular é possível analizar a história e verificar que a PMERJ assim como outras instituições policiais MILITARES, nasceram com o intuito de proteger o governo e as classes mais favorecidas, mentira? Dizem que até no CAO e CSP isso é amplamente divulgado e comprovado. E a partir de quando o rei passou a ignorar os investimentos em sua própria guarda real? Ele passou a não se importar com a segurança dele mesmo e de seu povo... Mas por que? O que aconteceu?
Uma dica me vem à cabeça: Capitalismo Selvagem...
E na maior nação do mundo: USA... Por que não é assim? Por que tolerância zero? Por que investimentos na força policial... afinal trata-se de uma nação totalmente CAPITALISTA?
A diferença está na colonização? Talvez... Somos historicamente, uhm... assim? Somos jeitinho brasileiro? Somos o café do guarda? Somos corruptos, ladrões, bandidos, mal-educados, sem amor nenhum a pátria, egocentricos, mesquinhos, preguiçosos e todos os outros adjetivos a quem cabe a responsabilidade de controle e administração urbana e social! Sim até o padeiro é corrupto, sim até a dona de casa comete delitos, sim é um problema social! Os mais antigos já estão falando... E nós que reclamávamos do Regime Militar, já ouvi até de um ANTROPOLOGO: O Brasil não estava pronto para a Republica Democrática... Eu CONCORDO!
As favelas no Rio de Janeiro, são uma vergonha MUNDIAL! O nivel de disparidade socio-economico também é uma vergonha! Eu às vezes fico com vergonha da minha nação... Por que o governo não pode ser idealista? Sera que é só o dinheiro que importa? Será que eles não vão abrir os olhos e ver que nossa existência é limitada e que em breve estaremos mortos e enterrados?
Sou um sonhador mesmo... Quero uma polícia militar de qualidade, uma polícia civil de qualidade, hospitais de qualidade e colegios de qualidade! Mas o que seria necessário para isso sed tornar realidade? O que podemos fazer para que alguém possa transformar nossa cidade, nosso país? Hoje eu só vejo uma solução! GOLPE DE ESTADO!
Alguém me ensinou que o mando cabe ao mais digno e competente...
E agora voltando a nossa PMERJ:
Seria a volta por cima do filho pobre e feio? Será que o patinho feio vai virar o jogo e se transformar em uma águia? E tudo depende de nós policiais militares! Agora sim, nós veremos até onde somos merecedores de uma PMERJ melhor! Tenham a certeza de que sem polícia militar não existe uma sociedade fluminense! Somos indispensáveis e exijo esse tratamento... DO GOVERNO E DA SOCIEDADE!
Não se iludam senhores... a sociedade também muitas vezes não nos merece, mas fomos aplaudidos, porque ela compreende a nossa importância.
Dias melhores estão vindo... Dias de Aplausos!
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Espero não me decepcionar outra vez!
Caro senhor,
Concordo em todos os aspectos com a necessidade de melhoria das condições de trabalho da corporação. Deve haver treinamento constante. Salários condizentes devem ser pagos. Sempre respeitei a PM e sei que não existe mundo ideal. Alguém há de se corromper em em algum momento.
No entanto seria ingenuidade dizer que o Brasil não está preparado para a república democrática. Ora, a democracia não é instaurada num passe de mágica. Num dia o país é uma republiqueta ditatorial e no dia seguinte se torna um cantão suíço. Existe um processo de evolução. Árduo e difícil, pelo qual todos nós estamos passando. A dificuldade encontra-se algumas vezes no nosso histórico de colonização que reflete exatamente o que o poder público é hoje. Lento, moroso, muitas vezes corrupto, ineficiente, sem regras claras. Os senhores mesmos estão tentando mudar a PMRJ há tempos e não conseguem. Com o seu exemplo de luta por melhorias, plantaram uma semenete, e outras pessoas farão mudanças estruturais no futuro, tenho certeza.
O importante é saber que você fez parte da solução e não do problema.
Postar um comentário