sábado, 26 de abril de 2008

GPAE

Após publicação de fotos, em quetraficantes armados caminham impunimente e tranquilamnte na comunidade carente Chapéu Mangueira, e com a constatação do mesmo acontecendo em diversas outras localidades carentes, a Secretaria de Segurança Pública disse que vai rever o módulo de policiamento em favelas: GPAE (grupamento de policiamento em áreas especiais) e PPC (posto de policiamento comunitário).

Para os leigos GPAE é uma unidade pequena de alvenaria normal, onde cerca de 05 a 15 policais militares garantem a segurança da comunidade interia - ???

E PPC é uma construção simples de alvenaria, bem menor que os GPAE, onde cerca de 5 policiais militares garantem a segurança da comunidade, sendo que nesse caso podem existir mais de um PPC por comunidade... - ???

Não sou gênio, nem precisaria ser, para ter o conhecimento, mesmo que técnico, deque esse "MÓDULO DE POLICIAMENTO SUICIDA" não funciona.

Qual a minha opinião quanto a solução?

Reformulação do GPAE e PPC.

Primeiro precisamos mudar as instalações e equipamentos dessas equipes.

Construções grandes e blindadas, carros blindados (não necessariamente o caveirão - porém um seria de extrema importância e relevância), equipamentos de rádio, sala de monitoramento (com câmeras espalhadas pela comunidade), mais de 30 policiais militares fazendo patrulhamento pela comunidade (em turnos de 12 horas), e mais de 10policiais militares fazendo a segurança e o controle administrativo da unidade. Sendo os PPC iguais porém em menores proporções, sem administração interna, já feita pela unidade responsável, porém com 15 policiais militares fazendo a segurança e patrulhamento em cada ppc, sendo necessário estabelecer uma área máxima de segurança para cada PPC, ou seja estabelecer um limite de patrulhamento e construir o numero de PPCs necessários para cada comunidade. Necessita-se porém, para critérios de responsabilidade e definição de reponsabilidade, optar apenas por um GPAE e seus próprios PPCs, ou apenas PPCs da Unidade da Área...

É a minha opinião... Fazer o Estado presente é uma necessidade, e a PMERJ não consiguirá nunca, extinguir o tráfico de drogas e o domínio de facções criminosas enquanto for a únia representante do estado... Aliás... Ai vai um questionamento:

Por que não há delegacias em favelas ?

Nenhum comentário: