domingo, 4 de novembro de 2007
O Poder Da Maquina Legislativa - Capítulo 1 - EDUCAÇÃO!
O nosso estado se encontra em péssimas condições. Urge a necessidade de uma total reforma em três pilares básicos (saúde, segurança e educação) e setores primordiais (desemprego, habitação e cultura).
A seguir algumas idéias do que podemos exigir de nossos governantes (sejam eles entes da prefeitura ou do governo estadual) para melhor assessora-los na difícil missão da administração pública EDUCACIONAL:
1 - Da Educação:
A criação de novos colégios municipais e escolas estaduais, juntamente com projetos de melhorias estruturais e logísticas nas unidades já existentes. Uma reformulação das técnicas pedagógicas, grades curriculares e sistema de ensino. É evidente que tais mudanças devem ser provenientes de profissionais da ÁREA DA EDUCAÇÃO, e não de curiosos ou profissionais que apenas querem constar em seus curriculos a participação em tal projeto. A extinção de bolsas, a extinção da aprovação garantida e outras falácias que visam apenas angariar votos e nos condenam a um futuro social ignorante.
Precisamos de mais professores, e mais qualidade. Para isso precisamos oferecer um salário decente e digno, ou melhor, um salário compatível com a importância de seus serviços. Não tenho conhecimento algum dos salários de um professor e dos profissionais da área, espero eu que os diretores de colégios públicos municipais, estaduais e federais, sejam profissionais CONCURSADOS e com conhecimento na área EDUCACIONAL, mas creio que um salário digno para um professor que trabalhe meio expediente (manhã, ou tarde, ou noite) fique em torno de R$ 2.500,00, mais auxílios transporte e plano de saúde, obviamente sem gratificações com siglas complicadas e que servem apenas como um recurso anti-aposentadoria. E não se engane mestre, isso não é muito! Isso, na verdade, é até pouco, diante da irreal situação de alguns brasileiros (verdadeiras "minorias que acumulam maiorias").
Oferecer infra-estrutura aos nossos professores e alunos é garantir uma mão de obra qualificada, é garantir um crescimento profissional e o progresso do país. Todos os alunos devem ter conhecimento em pelo menos 2 linguas estrangeiras e em informática.
A biblioteca é uma grande necessidade nas escolas, incentivar a leitura é um passo gigantesco para a vida de uma criança. O livro Saí da Microsoft para Mudar o Mundo de John Wood, reflete bem essa importância, além de mostrar o poder da educação. Sua contribuição ao mundo está eternizada pela ONG Room to Read. Se você é um profissional da área da educação, esse livro vale muito a pena, e se for apenas idealista como eu leia também!
É válido um programa de ensino integral nas escolas. Visando um aperfeiçoamento não só na área escolar, mas também na área dos esportes e na área cultural. A pratica de esportes, cursos de linguas, praticas culturais (como o teatro, música, literatura, pintura etc); irão colaborar para um futuro mais digno e com maiores perspectivas para novos jovens. Uma grande campanha de voluntarismo pode ser gerida, a fim de que figuras públicas e sumidades influenciem a profissionais a prática voluntariedade.
De onde sai o DINHEIRO?
Como tudo gira em torno dessa grande questão, começo solicitando aos nobres colegas possuidores de cargo eletivo que parem de desviar verbas! Outra forma muito eficaz também é que o dinheiro que é destinado a EDUCAÇÃO sirva para a EDUCAÇÃO (vide as crônicas do CPMF agora em voga).
Mas existe também a idéia da cooperação e parceira Publico x Privado! Idéia já abordada pelo companheiro Wagner Montes, no setor segurança. Colocar o logo de uma empresa de informática nas camisas dos colégios municipais e estaduais com certeza seria de interesse de muitas empresas, que tenho certeza, doariam com muito prazer computadores e softwares de sua marca para as escolas, além de fornecer até mesmo cursos da área com profissionais próprios, e não precisa nem ser um "Bill Gates" para compreender os motivos disto. Outras empresas com certeza também iriam se enganchar a esta causa, com o intuito de fazer um marketing positivo. É preciso empreender, ter visão. É preciso um forte programa de parceiras com clubes de futebol, artistas, políticos e intelectuais; precisamos educar. E não é difícil, basta exigirmos isso, basta querermos um futuro melhor para nossos filhos.
As consequencias de uma criança na escola de forma integral (estudando, aprendendo, brincando, praticando esportes etc) resulta em uma criança com confiança no futuro, com sonhos, livre das drogas, livre da opressão e com saúde! Pois estamos falando em qualidade de vida.
Precisamos oferecer qualidade de vida. Um calendário escolar com olímpiadas intelectuais, esportivas, campeonatos estudantis, peças de teatro, exibições de filmes, palestras etc.
Tudo implementado anteriormente também se aplica, ressalvada as diferenças, as universidades. É preciso investir no ensino superior, qualificar nossos profissionais e alavancar o desenvolvimento de nosso país. Criar novos centros tecnológicos, investir em pesquisas e incentivar o profissional brasileiro. A educação é o primeiro passo para a reconstrução de nossa nação.
Tornar isso uma realidade é mudar o futuro de nossa cidade, de nosso estado e do nosso país! E depende apenas de nós, depende de nós exigirmos isso!
OBS: Tudo que escrevi aqui foi com grande amadorismo, apenas focado no sonho de um futuro melhor no que tange a questão EDUCAÇÃO, pois não possuo gabarito para tanto. Cabe aos professores e profissionais da área da educação refletirem sobre o que foi escrito, adaptarem e modificarem. O importante a manter a luz da esperança acessa.
Tenente Ferreira, Cidadão Thyago Ferreira
Movimento da Legião Juntos Somos Fortes!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Excelente texto e blog. Vc escreve mto bem. Está de parabéns!
Ferreira
Excelente seu texto.
Reflexivo, é a melhor expressão.
Siga em frente.
Pense.
Escreva.
Debata.
Construa.
Força e honra, Ferreira!
Postar um comentário