segunda-feira, 14 de abril de 2008

Quem és tu?

A frase teve origem em uma das canções bopianas emandas por policiais militares em treinamento. Em certos momentos tais canções nos lembram até um "mantra"...rs

Quem somos nós? Policiais Militares...

Ok. Vamos então as perguntas básicas do ser humano, verdadeiras perguntas filosóficas que nos transportam ao limiar da coinciência.

De onde viemos? Qual a nossa missão?

Bem, em nossa carta magna. a Constituição Federal nos denomina como algo tipo: Força Armada Auxiliar ao Exército Brasileiro, garantindo, através do policiamento ostensivo, a preservação da paz e da ordem dentro do nosso TERRITÓRIO.

Daí aquele velho sargentão da PMERJ, me vira e fala: Ah, meu chefe... Isso é só no papel!

"Putz" - desculpe - Odeio essa frase, que parece ser o chargão do brasileiro!

Só no papel? Papel o cacete - desculpe, mais uma vez - É da CONSTITUIÇÃO FEDERAL que estou falando! Porra - desculpe - com papel você, brasileiro-paisano-democrata (não generalizando), limpa a porra da bunda!!! - sem dsculpas agora - !!!

Que Força Armada Auxiliar é essa que é totalmente desvinculada de quem deveria auxiliar? Que nem se quer é da federação!!! Policia Militar ESTADUAL... ARGH!Por isso chegamos até aqui...

Meus comandantes, é bem legal criar blogs, panfletos, solenidades, comoções públicas, administrar cegamente no meio dessa total falta de recursos... Mas e meu EGO? Com fica? Sou metido, vocês sabem. Gosto do meu poder de oficial de polícia militar, de me gabar das dificuldades que enfrentei numa Academia Militar, de menosprezar o ar arrogante dos civis, por mais ricos ou influentes que sejam e gosto de demonstrar que a minha função é de relevante importância social.

Agora ficar dialogando, entenda-se pedindo (implorando) também não dá! Não dá mesmo! Sejamos profissionais? STF! Sim, Supremo Tribunal Federal... Quem? PMERJ? Não, não...
POLICIA MILITAR DO BRASIL!!!!! Que tal? Talvez alguns menos idealistas (dinheiro no bolso cega) não queiram participar, dane-se! Vamos que vamos, quem vamos!

Afinal pelo que me lembre, lá na APM D. João VI, eu jurei era para bandeira do BRASIL, e não para a do Rio de Janeiro... ou estou enganado?

3 comentários:

Anônimo disse...

É verdade!
Toda conquista, desde tempos imemoriais, foi obtida através de duas variáveis: a força e a astúcia.
O texto propõe "a força", mas não deve desprezar a "astúcia", representada neste caso pelas palavras, textos, panfletos e pela política. Aliás, Maquiavel nunca foi tão atual.


Turma 76

Carolina Martins Ferraiolo disse...

discordo, não é força o que estou propondo é, sem dúvidas austúcia! Ingressar no STF para que a nossa Constituição Federal seja cumprida é um caminho astuto e bem mais viável, do que uma possível comoção intitucional, em uma instituição cujo funcionários (em maioria) não se identificam com a mesma!

Anônimo disse...

Ninguém é insubstituível!

No PR, delegados foram substituídos por Sargentos PM

Requião assina decreto que acaba com delegado "calça-curta" no Paraná - 09/07/2003 00:00:00

O governador Roberto Requião assinou nesta quarta-feira (9) o decreto que autoriza sargentos e subtenentes da Polícia Militar a assumirem as delegacias de municípios onde não haja delegados de carreira e que acabará com a figura do delegado chamado “calça-curta”.
Segundo o decreto, para assumir uma delegacia o policial militar precisa possuir o curso de formação de sargentos, ter bom comportamento, não pode estar respondendo processo por improbidade administrativa ou ter ação contra si movido pela Fazenda Pública e também não pode estar subjudice ou ter condenação criminal durante a carreira.
“O Estado precisa ser referência de decência, credibilidade e seriedade para a sociedade. Com o esse decreto estamos acabando definitivamente com o clientelismo e a interferência de partidos políticos e prefeitos nas nomeações dos delegados”, disse Requião durante a visita aos 170 sargentos da PM que passam por aulas na Escola Superior da Polícia Civil, em Curitiba.
Participaram do encontro o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, o comandante-geral da PM, Coronel David Pancotti, e o delegado-chefe da Polícia Civil, Adauto Abreu de Oliveira.
Durante o evento, o governador voltou a afirmar que é contra a unificação das polícias militar e civil, mas que defende a integração das polícias e do Ministério Público. “A integração é imprescindível para que possamos resgatar a credibilidade das corporações junto à sociedade paraense”, afirmou.

Novos delegados – Os 170 sargentos que concluem o curso de gestão de unidade policial civil nesta quinta-feira irão trabalhar em 162 municípios do interior do Paraná e em outros oito da Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Adauto Abreu de Oliveira, há um mês o Comandante do Policiamento do Interior da Polícia Militar, coronel Antônio Amauri Ferreira de Lima, e o delegado chefe da Divisão de Policiamento do Interior da Polícia Civil, Germano Nascimento Filho, vêm conversando e acertando os detalhes para decidir que municípios contarão com os novos agentes administrativos do delegado de comarca.
Estes 170 municípios não são sedes de comarca e até então quem respondia pelas delegacias eram os delegados conhecidos como “calça-curta”. De acordo com o coronel Amauri, os sargentos deverão trabalhar nas cidades onde já atuam como comandantes do destacamento da PM. Conforme ressaltou o governador Roberto Requião, a escolha dos municípios aconteceu sem interferência política, sendo esta distribuição feita por critérios técnicos e de necessidade em termos de melhoria da segurança pública. “Essa medida do governador vai significar mais profissionalismo nas polícias do Paraná”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
O 3.º sargento Júlio César Pereira trabalha no município de Itambaracá. Ele acredita que desempenhando a função de agente administrativo na delegacia da Polícia Civil da cidade poderá dar uma resposta mais imediata à população, que hoje se reporta ao delegado de Bandeirantes, a cerca de 10 quilômetros daquela cidade.
A também 3º sargento Jussara Arantes é a única mulher entre os 170 policiais militares no curso de Gestão da Unidade Policial Civil. Ela deverá atuar em Jataizinho e espera poder ajudar na melhoria da segurança. “Esperamos que com nosso trabalho a população possa contar com maior agilidade na solução dos problemas”, afirmou.

http://www.agenciadenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=8899