domingo, 6 de janeiro de 2008

Ao Amigo Gustavo de Almeida, sobre matéria do Jornal O DIA, alusiva a saída de PMs da Corporação

Caro Gustavo, eu vislumbro algo ainda mais incisivo a curto prazo, que é a saída de policiais militares sem, nem ao menos, terem passado em concurso público.

Segurança é algo caro meu amigo, e a Polícia Militar é barata! Lógico que essa combinação não vai dar certo. Meu amigo, está TUDO errado. Desde a divisão de quadros de nossa corporação até a questão salarial e de infra-estrutura. Se acho que vai melhorar, a resposta hoje para mim vem como certeza: NÃO! Pelo simples motivo de que todos nós (policiais, cidadãos e até os governantes) sabemos que está tudo errado e não fazemos nada! Quanto um soldado merece ganhar? Analisando sua rotina de trabalho, risco de vida e relevância social eu diria que 3.500 reais (LÍQUIDO) no mínimo, mais benefícios. Eu diria que temos que acabar com as cabinas (trocando-as por torres blindadas de atendimento) e trocar TODAS as viaturas e, pelo AMOR DE DEUS, BLINDALAS!!!

Temos que equipar todos os nossos policiais com rádios, coletes (eficientes e eficazes) e todo o material de proteção mínimo para garantir sua segurança. E quanto vai custar isso? Acho que o PAC dava para pagar tudo! E por que não? Por que o Rio não pede ajuda ao governo federal tendo em vista o abandono da área de segurança vivido pelo estado na última década?

Por que o PM só leva tapa na cara do governo? Eu estou cansado Gustavo! Sou tenente da PM e sou diariamente questionado sobre o motivo pelo qual me torneu um PM, sim o termo é PM, mas segui carreira de oficial... - Amigo, você é PM. Sim sou PM, e isso É SIM um termo pejorativo em nossa sociedade, que tem repúdio a classe.

Óbvio que a sociedade tem repúdio. Somos uma empresa falida. Uma empresa que é IGNORADA pelo estado! Alguma dúvida disso? Milhões rolam por todos os lados e nada muda na PMERJ, agora o PAC! O PAC foi a gota d'água, me sinto, hoje, humilhado, menosprezado...

Gustavo, meu amigo, será que valeu a pena, quando no passado, nós vendemos a nossa alma? Sendo mais direto, valeu a pena a PMERJ ser transformada numa prostituta, que atende os interesses da burguesia empresarial e política, em troca de favorecimentos restritos e pessoais, enquanto a plebe continua ignorada?

Que país é esse que não fala Gustavo? Que país é esse em que criminosos são libertados e ninguém se pronuncia? Que país é esse que assiste escandalo atras de escandalo e permanece inerte?

Sinceramente, hoje estou pensando em deixar a PMERJ, estou pensando até mesmo em deixar o país...

Um abraço,

Tenente Ferreira

Nenhum comentário: